12 de janeiro de 2011

Deus Ponto


Ponto
, ("alto-mar") antigo deus pré-olímpico do mar, tal como Urano, nasceu por partenogénese de Gaia, a Terra. Segundo Hesíodo em sua Teogonia, Gaia gerou Ponto por si própria, sem se acasalar. Já Higino afirmou que Ponto era filho de Gaia com Éter, o Ar. Foi pai com Gaia Nereu (velho mar), Taumante (aspectos perigosos do mar), Forcis e sua irmã e esposa Ceto, e de Euríbia. Com Talassa (cujo nome também significa "mar", mas com uma raiz pré-grega), foi pai dos Telquines. Compare com o titã do mar Oceano, cuja presença é mais vívida entre os helénicos.

Na mitologia grega, Ponto (em grego Πόντος, transl. Póntos, "alto-mar") era o antigo deus pré-olímpico do mar.
Segundo Hesíodo em sua Teogonia, tal como Urano, Ponto nasceu por partenogénese de Gaia, a Terra, ou seja, Gaia gerou Ponto por si própria, sem se acasalar. Já Higino afirmou que Ponto era filho de Gaia com Éter, o Ar.
Foi pai com Gaia do velho do mar, Nereu, e de Taumante, dos aspectos perigosos do mar, Forcis e sua irmã e esposa Ceto, e de Euríbia. Com Talassa (cujo nome também significa "mar", mas com uma raiz pré-grega), foi pai dos Telquines.
Compare com o titã do mar Oceano, cuja presença é mais vívida entre os helénicos.

Nenhum comentário

Postar um comentário