8 de janeiro de 2011

Titã Prometeu


Prometeu (em grego: Προμηθεύς, "antevisão") é um personagem da mitologia grega, um titã, filho do também titã Jápeto e de Ásia, também chamada de Clímene, filha de Oceano (segundo alguns autores, sua mãe seria Témis) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio.Seu mito foi mencionado por dois dos principais autores gregos, Hesíodo e Ésquilo.

Seu pai Jápeto era filho de Urano e Gaia e sua mãe Ásia era filha de Oceano e Tétis.
Pai de Deucalião, foi o titã que criou os homens usando água e terra, além de ter dado o fogo aos homens.
Segundo Hesíodo foi dado a Prometeu e seu irmão Epimeteu a tarefa de criar os homens e todos os animais. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu encarregou-se de supervisioná-la. Na obra, Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastara todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Este então roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto que o acorrentasse no cume do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia (ou corvo) dilacerava seu fígado que, todos os dias, regenerava-se. Esse castigo devia durar 30.000 anos.
Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação. dedicou-se a aventuras
A história foi teatralizada pela primeira vez por Ésquilo no século V a.C. com o título de Prometheus desmotes (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado).

Nenhum comentário

Postar um comentário