23 de abril de 2011

O Reino de Hades


O
Hades (do grego Aidòs), é a terra dos mortos da mitologia grega, governada pelo deus homônimo. Situado no mundo inferior, em baixo da superfície terrestre, é conhecido também como casa ou domínio de Hades (dómos Aidaoú) e é o lugar para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É governado por Hades, usa-se seu nome freqüentemente para designar seu mundo.

Os deuses olímpicos saíram vitoriosos da batalha travada contra os Titãs (a Titanomaquia), e Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo; Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos. Do mundo inferior, os titãs pediram socorro à Érebo, ao que Zeus respondeu lançando Érebo para lá também, onde se tornou a noite eterna do Hades (Érebo pode ser também outra designação do mundo inferior).
Inicialmente, acreditava-se que o Hades ficava para oeste, para lá do horizonte onde começava o rio Oceano, que dava a volta ao mundo. Posteriormente, o escritor romano Virgílio diz que sua entrada seria perto do Vesúvio, uma região vulcânica que sofre tremores e desprende um cheiro terrível vindo das profundezas. As almas mortas têm primeiro de passar por vários deuses maléficos e monstros. Independente de por onde entrarem os mortos poderiam sempre confiar em Hermes para indicar-lhes o caminho.
As almas, ao chegar ao mundo iferior, recebiam castigos pelas coisas que fizeram no mundo mortal enquanto estavam vivas, eram castigados os ladrões, e acho que também os filhos dos deuses (semi-deuses) por Hades ter inveja de seus irmãos Zeus, e Poseidon e suas irmãs Héstia, Deméter, e Hera por terem ficado com o melhor governo.

5 comentários

  1. Hades é uma figura fantástica por seu um dos três grandes e governar o submundo. Mas acho que todos o associam excessivamente com o mal. Eu penso que ele é um juiz e que não castiga a todos, somente quem fez por merecer na vida mundana. Enfim, desempenha papel fundamental para a explicação de diversos aspectos da vida por meio da mitologia.

    Gostei do seu blog, vou segui-lo. Espero que veja o meu ( e siga de volta ).

    Http://mundomars.blogspot.com

    Até logo!

    ResponderExcluir
  2. Hades castigava cruelmente aqueles que mereciam, e os que não mereciam, que tinham uma vida boa e não fizeram nada de ruim durante sua vida,quando morriam ficavam em um outro canto separados dos castigados e la tinham tudo o que mereciam, pois como diz a historia da mitologia grega todos que morriam teriam de ser condenados a passar a morte no mundo governado por Hades.

    estou seguindo seu blog.
    até logo

    ResponderExcluir
  3. Pelo que sei o Hades é dividido no "Erebo" "Tartaro" e nos "jardins Eliseos", sendo o tartaro o abismo profundo quem ia para la não tinha volta, embora os ciclopes foram jogados la duas vezes e de la saíram as duas vezes(com ajuda), é no tartaro aonde os titãs foram lançados, o Erebo é como um meio termo entre o tartaro e os Elisseos tipo um purgatorio e é no Elisseos aonde os bons humanos iam, ficavam ma por seculos ate a alma se purificar das impurezas terrenas e depois elas eram levadas pelo rio do esquecimento para poderem reencarnar (só algumas)

    Fonto> Mitologia grega vol 1 (Junito de souza brandão)

    ResponderExcluir
  4. é isso aew mesmo não consegui me espressar bem para explicar para ele, mais você esta corretissimo... obrigado por explicar melhor que eu pasokpaoskpoaposakpokas

    ResponderExcluir