13 de março de 2016

As 7 grandes extinções da Terra

As maiores extinções do mundo!

O mundo tomou uma surra por muitos milhões de anos durante o seu surgimento a cerca de 4,56 bilhões de anos e extinção é algo comum no mundo que acontece a todo momento (vamos supor que uma espécie não se adaptou ao clima e ambiente em que vive por vez essa espécie acaba tendo filhotes e 2 filhote a cada 5 mudam seu jeito, pelagem ou forma de viver. Com certeza os que não seguiram aquela adaptação natural é extinta e uma especie nova e forte e por sinal diferente da anterior toma o lugar da mais fraca que acaba sendo extinta) porem a extinção em massa seria a mais brutal no mundo pois extingue quase toda a vida da Terra, essas extinções em massa foram 7.






As Extinções da Terra:

          Foto de Braquiópodes fossilizados.
A extinção Cambriano: Essa extinção ocorreu aproximadamente 488 milhões de anos atrás, a maioria das espécies que existiam na terra obviamente foi extinta essas espécies eram de braquiópodes (são marinhos e solitários, sabe aquelas conchinhas que vocês encontram na praia? pois é, são primas destas) Equinodermos (sabe as bolachas de praia ou as estrelas do mar que você encontra quando anda na bera da praia? sim são primas destas também) o conodonte (uma especie de vertebrado, mais parecido com um verme por ter o corpo alongado). Exitem poucos registros para comprovar que essa extinção foi realmente grande porem ela deu abertura a uma nova era.







             Foto do Trilobite fossilizado.
A extinção do Ordoviciano: Essa extinção teria ocorrido em aproximadamente 450 ou 440 milhões de anos atrás, nesse período toda a vida que se sabe estava confinada nos mares ainda tentando retomar do do desastre da era Cambriana mas não esperavam por mais um golpe da natureza e novamente as espécies que sobraram estavam tentando retomar sua vida foram extintas, a espécie Crinoide (são lírios-do-mar) os Trilobites (pareciam cascudinhos marinhos bonitinhos de 3 a 10 cm de comprimento, mas podiam chegar a 80 cm de comprimento) e extinguiu por fim a espécie Equinoide grupo dos invertebrados marinhos e geralmente possuía espinhos com 3 a 10 cm de diâmetro. Essa extinção causou uma era glacial no planeta devido a uma alteração da atmosfera da terra.






              Foto de Antiarchi fossilizado.
A extinção da era Devoniana: diga-se que era a "idade dos peixes" essa extinção destruiu cerca de 70% da vida marinha inclusive fez com que a espécie dos placodermos simplesmente sumisse, Essa extinção ocorreu aproximadamente 377 ou 362 milhões de anos atrás, e poderia ter sido causada devido ao impacto excessivo de meteoritos na Terra, mas não é algo realmente não conhecido, não se sabe exatamente o porque foi causada.














 Foto de uma Libélula de 70 cm da era Permiana
A extinção Permiana: Essa extinção é uma das mais curiosas e engraçada devido excessivo acumulo de oxigênio os animais eram muito grandes ( imagine um escorpião gigante de 1 metro de comprimento ou uma centopeia do tamanho de uma píton) era um período de ouro da Terra, pois as arvores que existiam quando morriam e caiam ao solo não se decompunham pois os fungos iriam evoluir e se alimentar dessas arvores milhões de anos depois, o que aconteciam com elas então? elas eram cobertas pela lama e ali ficavam, as arvores que foram enterradas viraram carvão ( agora imagine milhões de arvores abaixo da terra como carvão e os vulcões entrando em erupção, o que aconteceu com esse monte de carvão? a lava dos vulcões queimaram esse carvão e liberaram na atmosfera uma quantidade excessiva de dióxido de carbono) a terra virou o mundo dos mortos onde cerca de 96% da vida marinha foi extinta e junto a terrestre, esse evento ocorreu há aproximadamente 250 milhões de anos atrás.






       Foto de Tiranossauro-rex Fossilizado.
A extinção da era Triássica e Jurássica: essa é uma das mais famosas e mais "recente" extinções as pessoas conhecem por ter extinguido algumas espécies de dinossauros, essa extinção ocorreu há aproximadamente 200 milhões de anos, muitos pesquisadores tentam descobrir a causa dessa grande extinção até criando teorias de que foi o clima ou até mesmo um asteroide (porem nenhuma cratera de um asteroide foi encontrada dessa época ainda).









  Foto da cratera do asteroide que extinguiu os dinossauros.
A extinção do Cretáceo: essa todos conhecem por ter sido a extinção completa dos dinossauros por um gigantesco meteoro que atingiu onde hoje é conhecido como México, essa extinção também foi conhecida como uma das mais severas pois o clima na terra mudou drasticamente alem de cobrir o planeta com uma nuvem que impediu a passagem de luz na terra, os dinossauros morreram de frio e fome, devido a grande explosão que o asteroide causou também trouxe consigo chuva ácida, o grande impacto também fez com que detritos da Terra ficaram em orbita, por fim as bactérias que abrigavam aqueles detritos voltaram a terra e geraram vida novamente, Essa extinção ocorreu há aproximadamente 65,5 milhões de anos atrás.







                  Foto de um homem-Neandertal.

A extinção do Holoceno: Essa extinção é a mais conhecida com "A Era do Gelo" nela cerca de boa parte das plantas e animais foram extintas devido ao clima extremamente frio, mas também acredita-se que essa extinção tenha sido causa da grande mudança do clima pela proliferação dos humanos, as espécies mais famosas a ter sido extinta os Tigres-dentes-de-sabre e os Mamutes e o homem de Neandertal. essa extinção aconteceu cerca de 9.000 ou 13.000 anos atrás.


Qual será a próxima extinção? será a nossa, pela nossa arrogância em pensar que nada acaba e tudo pode ser usado da terra sem se preocupar com o fim dela, e continuar achando que a poluição não fara mal ao mundo, ou travará guerras que causara sua extinção por ganancia de poder. O homem se não parar com sua arrogância causará seu próprio fim.

Nenhum comentário

Postar um comentário