18 de março de 2016

Helio Dimer

Meu Bisavô por parte de mãe!


Helio Nasceu em 09 de março de 1934 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, ele nasceu na Dona Margarida na estação Farrapos onde hoje é uma rua, ele possui o fundamental completo, concluiu na escola Clemente Pinto onde foi aluno de Maria da Conceição Balbueno Ferraz (1910–1956) fundadora da escola e conhecida como Dona Mocinha, seu busto se encontra em Niterói.









Durante sua infância na época da Segunda Guerra Mundial ele lembra que os aviões Italianos passavam sobre o Brasil a noite e a cidade soava o alarme, então desligavam todas as luzes da cidade para fazer com que os aviões não enxergassem para lançar as bombas, restavam para eles torcer que não houvesse ataques, não houve ataques no Brasil por sorte do país.

Helio trabalhou na Varig (empresa aérea de transporte) onde se aposentou em 1987 durante seu trabalho na Varig teve uma empresa de ônibus, composta por apenas um ônibus, foi vendida e hoje é conhecida como Sogal, lá por volta de 1950. Durante sua infância trabalhou com seu pai até seus 17 anos quando saiu de casa para casar com Lacy de Sousa Maciel, seu pai não havia aprovado o relacionamento entre eles então decidiu seguir sua própria vida longe de seu pai.

Helio passou muitas dificuldades financeiras depois de se casar com Lacy, trabalhou com varias coisas até seu pai ceder e resolver dar uma festa de casamento para o casal ali decidiu ajudar-lhe dando uma casa com o prazo de 10 anos de moradia e um emprego com ele novamente, logo ficou apenas 8 anos na casa até terminar a construção de sua própria casa, logo parou de trabalhar com seu pai e começou na empresa de aviação Varig onde trabalhou como mecânico e também como instrutor de cursos quando estava prestes a se aposentar, Helio teve 1 filho chamado Helio Dimer Filho. Hoje se encontra morando na praia e com uma vida tranquila e agradável, junto de sua esposa Lacy. Seu filho e sua nora vivem com eles, auxiliando e "tomando conta", sempre velando pelo bem estar e saúde dos pais.

Curiosidade: Helio foi colecionador de moedas antigas assim como seu avô, sua coleção foi passada de geração para geração e se encontra hoje com seu bisneto Rodrigo Dimer Bordignon (eu, claro).




Fotos curiosas:






Medalhão da empresa Sogal (que hoje se encontra em minha coleção).



















Casamento de Helio Dimer e Lacy de Sousa Maciel (a foto está danificada devido ao tempo em que foi guardada).























Helio Dimer na Varig lá por 1985.

2 comentários

  1. Leonidia Rosa Dimer18 de março de 2016 19:40

    Maravilhosa a narrativa , seu biso vai ficar orgulhoso.

    ResponderExcluir