25 de maio de 2016

Corpus Christi

A História da Tradição de Corpus Christi!

Muitos conhecem esse evento porem muitos comemoram apenas o famoso feriado de quinta-feira.
Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo, também uma tradição Católica que acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santa Trindade que por sua vez acontece no domingo seguinte ao de Pentecoste.



 Ok, mas o que é a Santa Trindade? É uma expressão católica que define deus como 3 pessoas consubstanciais o Pai que seria Deus, o Filho que seria Jesus Cristo e o Espirito Santo.
Esse dia seria como uma "Festa de Guarda" da qual a Santa Missa é obrigatória para os católicos (não sei se é "obrigatório" mesmo, isso é meio duro, mas vai ver é mesmo).

Agora vamos para a história desse evento, a origem vem do século XIII o papa Urbano IV bem na época que o cônego Tiago Pantaleão de Troyes um vigário-Geral do Cabido Diocesano recebeu um segredo da então freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, como ela disse ter visões de Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque (e isso é estranho sim, não diga que não!).

Por volta do ano de 1264 na cidade próxima a Orvieto, houve um milagre em Bolsena (o que foi chamado de Milagre de Bolsena) um sacerdote que celebrava a Santa Missa supostamente teria presenciado no momento em que partia a Sagrada Hóstia viu que saiu sangue ao partir a Hóstia que banhou o pano que apoiava o cálice o papa então determinou que os objetos agora sagrados deveriam ser levados a Orvieto em 19 de julho de 1264, eles foram recebidos pela Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca, e essa teria sido a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se sabe.

O Corpus Christi foi então instituída pelo Papa Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, e foi celebrada na quinta-feira depois da oitava Pentecoste. Urbano IV queria um Oficio para ser cantado durante a celebração e então o Oficio escolhido foi composto por São Tomás de Aquino chamado Lauda Sion que significa Louva Sião, o canto até hoje.

O papa Urbano IV morreu um mês depois da publicação da bula, por conta disso o decreto dele teve pouca repercussão, porém teve tempo suficiente para se propagar em algumas igrejas, se difundiu primeiro na Alemanha depois na França e então até a Roma em 1350,

2 comentários

  1. Que interessante! Não sabia desses detalhes!
    Que ótimo post☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é a história é estranha mas interessante kkk

      Excluir